O MUSEU     01
 
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
MUSEOGRAFIA
MUSEOLOGIA
LOJA DAS ARTES
CAFÉ DOS OFÍCIOS
HISTÓRICO
Restauração e Implantação
Praça da Estação
ESPAÇO FÍSICO
GALERIA DE FOTOS
DEPOIMENTOS EM VÍDEO
EQUIPE TÉCNICA
SITES DO ICFG
ICFG
Oratório
Santanas
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.

 

Depoimento em Vídeo
Angela Gutierrez
 
Vídeo sobre o Projeto


Localização  |  Horário  |  Visitas  |  Deficientes Físicos  |  Uso do Espaço  |  Fotografias  |  Transportes
  Museu de Artes e Ofícios Praça Rui Barbosa s/n Centro 30160-000 Belo Horizonte MG info@mao.org.br 55 [31] 3248 8600