VALOR SOCIAL      08
 

METODOLOGIA DE TRABALHO

VISITA TÉCNICA
FICHA TÉCNICA
DEPOIMENTOS
GALERIA DE IMAGENS
PATROCINADORES E PARCEIROS
PROGRAMA VALOR SOCIAL – ICFG

O Instituto Cultural Flávio Gutierrez lançou em 2008, o Programa Valor Social, projeto que viabiliza o curso de qualificação de jovens, na área de conservação. O objetivo é capacitar jovens para atuarem como conservadores e assistentes de restauradores. Trata-se de é uma promissora iniciativa de inserção sociocultural e profissional desenvolvida em Minas Gerais.

O sucesso das cinco primeiras turmas, com altíssimo nível de alunos inseridos no mercado de trabalho, consolidou a proposta. Hoje, 2013, mais de 120 alunos já se formaram e a maioria, cerca de 85% estão no mercado de trabalho. A cada edição, forma-se 30 jovens moradores de zonas economicamente menos favorecidas de Belo Horizonte e Nova Lima, estudantes da rede pública de ensino. O curso tem duração de seis meses e carga horária de 420 horas/aula. Os alunos selecionados recebem bolsa-auxílio, vale-transporte, uniforme, alimentação e material didático. As atividades práticas são realizadas no moderno laboratório de restauro do Museu de Artes e Ofícios, totalmente equipado e concebido para esta finalidade: microscópios, câmeras de vidro para fumigação e para gases inertes, além de uma banheira para peças móveis em madeira, dentre outros equipamentos. O nível de assiduidade dos alunos é superior a 97%.

Estruturado a partir de princípios que envolvem referências teóricas e experimentações práticas, o Programa oferece disciplinas específicas da área de conservação, ministradas por profissionais especializados do Grupo Oficina de Restauro e por um grupo de profissionais altamente qualificados. Além disso, o curso inclui também disciplinas integradoras, como história, química, física, biologia, fotografia, empreendedorismo, gestão em finanças pessoais, práticas empresariais, gestão, ética e cidadania, dentre outras. O Programa Valor Social considera a formação integral do jovem como essencial para sua plena inserção no mundo do trabalho.

A vivência cultural dos jovens, que diariamente frequentam o Museu de Artes e Ofícios, onde funcionam as oficinas, é outro ponto relevante do Programa . Faz parte do escopo de atividades previstas no curso, o trabalho de campo e pesquisa realizado nas cidades históricas que concentram bens tombados pelo patrimônio cultural, como Ouro Preto, Congonhas, dentre outras.

Para o alcance efetivo dos objetivos propostos, o Programa Valor Social é realizado juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte - Setor de Qualificação Profissional e da Prefeitura de Nova Lima – Programa Vida Nova; e com a parceria da Fundação Dom Cabral na formação de empreendedores e no encaminhamento dos alunos para o mercado formal de trabalho.


 

   
 
 
   


Localização  |  Horário  |  Visitas  |  Deficientes Físicos  |  Uso do Espaço  |  Fotografias  |  Transportes
  Museu de Artes e Ofícios Praça Rui Barbosa s/n Centro 30160-000 Belo Horizonte MG info@mao.org.br 55 [31] 3248 8600